No dia 20 de setembro, os alunos do 1° ano do Ensino Médio realizaram a produção de maquetes inspiradas na arquitetura barroca. A ideia do projeto teve início durante as aulas de Língua Portuguesa, enquanto estudavam sobre as diferentes escolas literárias.
O barroco surgiu no contexto da contrarreforma católica que buscava retomar o poder da igreja. A forma encontrada para isso foi através da arte, então, a igreja influenciava as produções artísticas do período. Nesse contexto, é comumente encontrado na arte a representação da cruz, assim como os murais e as pinturas religiosas. Além disso, havia a utilização do ouro que tinha por finalidade representar a riqueza que a igreja ainda possuía, e áreas ovais, que trazem a sensação de centralização.
Dessa forma, os alunos deveriam se inspirar em uma construção brasileira construída durante o período barroco e a reproduzir em forma de maquete. Todos os envolvidos optaram pela reprodução de uma igreja e utilizaram papéis e tintas douradas para representar o ouro, além de representar a cruz nas portas das igrejas. O objetivo da atividade foi a compreensão de que a literatura não deve ser vista como um fenômeno isolado em que as obras são produzidas aleatoriamente. Pelo contrário, ela deve ser entendida como produto de questões históricas e sociais, alinhada às distintas formas de produção, como a arquitetura. Uma ótima oportunidade para trabalhar o lúdico com o conteúdo!
Por: Fernanda Melo |Aluna do Primeiro Ano do Ensino Médio