1. Modelo Pedagógico
Cognitivo-interacionista
Nosso material, o Sistema Mackenzie de Ensino, permite a abordagem multidisciplinar, interdisciplinar e transdisciplinar, favorecendo a integração e a troca de informação entre as diferentes disciplinas. Paralelo ao material do sistema, utilizamos os conhecimentos da Abordagem Educacional por Princípios que desenvolve, no aluno, a cosmovisão cristã e Erudição acadêmica, através da pesquisa e do raciocínio.
“A Educação cristã consiste em ensinar tudo, de ciências e matemática a literatura e artes, dentro da estrutura de uma visão de mundo bíblica e Integrada. Significa ensinar os estudantes a relacionarem todas as disciplinas acadêmicas à verdade de Deus e sua auto revelação nas Escrituras, enquanto detectam e criticam as afirmativas da visão de mundo não bíblica. ” Charles Colson e Nancy Pearcey – E agora como viveremos?
Nosso modelo pedagógico cognitivo-interacionista substitui a emancipação de matérias desvinculadas entre si e o pragmatismo de um aprendizado centrado unicamente na iniciativa do aluno, a partir de uma pedagogia que associa os saberes teóricos aos saberes práticos e aos saberes éticos e morais.
Esse modelo favorece o crescimento pleno do aluno, por ter como foco concomitante a aprendizagem e a formação integral do ser, além de associar o raciocínio dedutivo do conhecimento transmitido ao raciocínio indutivo do entendimento construído. O método fônico de alfabetização possui embasamento teórico em conhecimentos e estudos da neuropsicolinguística que busca desenvolver as habilidades de leitura e escrita, independente da condição socioeconômica ou cultural do aluno.
O aluno assume o seu papel no processo de ensino-aprendizagem, buscando, no conhecimento, a capacidade de resolução de problemas. O professor é um elemento ativo e tem a responsabilidade de conduzir o processo educacional, com liberdade para criar atividades e projetos centrados nos eixos referenciais do material.
2. Abordagem Educacional
por Princípios
- Nossa abordagem diz respeito a um conceito de ensino e aprendizagem que parte do raciocínio sobre verdades bíblicas, isto é, identifica os fundamentos do conhecimento e conduz à reflexão de causa-efeito, visando produzir entendimento realizador e caráter cristão. Sua aplicação consistente contribui para formar erudição baseada numa cosmovisão cristã e líderes servidores, aptos em suas vocações a cumprir o propósito de Deus.
Entendemos a educação em seu sentido amplo como o processo de transmitir à próxima geração conhecimento e valores que a capacitem e incentivem a uma participação construtiva na sociedade. Educar uma criança é trabalhar em um projeto de vida, o que compete primordialmente aos pais, como responsáveis diretos pelos resultados.
Conforme apresentado por Rosalie J. Slater (The Principle Approach – F.A.C.E. – Fundation for American Christian Education, EUA), que definiu e estruturou a Abordagem Educacional por Princípios como sendo “um método cristão histórico de raciocínio bíblico, que faz das verdades da Palavra de Deus a base de cada assunto no currículo escolar”.
“Baseia-se na aplicação de quatro passos: Pesquisar, Raciocinar, Relacionar e Registrar, para promover o raciocínio com padrões cristãos e a expansão do entendimento”.
- O sistema educacional baseado na Abordagem Educacional por Princípios integraliza filosofia (o porquê), currículo (o quê) e metodologia (o como) cristãs. O processo de ensino e aprendizagem envolve:
Pesquisa, raciocínio, relacionamento, registro/aplicação; - Caderno de Anotações como instrumento para registro e domínio da aprendizagem pessoal;
- Abordagem tutorial que identifica o estilo de aprendizagem de cada aluno;
- Princípios de caráter cristão permeiam todo o processo de ensino e aprendizagem;
- Perspectiva providencial da História;
- Participação integrada da família.