#Projetosinterdisciplinares
Em meio ao ensino híbrido e remoto, muitos projetos saíram do papel neste primeiro bimestre. Disciplinas como português e matemática trabalharam em conjunto. Vamos conhecer um pouco dos projetos feitos no Colégio?
CONTO TANGRAM
Alunos do sexto ano criam personagem para conto com as formas geométricas
Para demonstrar que as matérias de Língua Portuguesa e Matemática andam juntas, as professoras Monique Borges e Patrícia concretizaram, neste primeiro bimestre, uma parceria. A ideia veio dos próprios conteúdos que trabalhariam em sala. Nas aulas de português, os estudantes aprenderiam o gênero textual conto, já na disciplina de matemática estudariam as formas geométricas. “Em conversa, vimos que daria para casarmos os assuntos e resolvemos criar um projeto para trabalharmos em conjunto”, relatam as profissionais.
O projeto foi realizado da seguinte forma:
Dentro da disciplina de matemática, os estudantes aprenderam as formas geométricas a partir do Tangram (um antigo jogo chinês, que consiste na formação de figuras e desenhos por meio de 7 peças: 5 triângulos, 1 quadrado e 1 paralelogramo). Já em português, foi abordado as características e a estrutura do gênero textual conto. Com esses conhecimentos adquiridos, os educandos tiveram que criar um conto, escolhendo e produzindo o personagem principal a partir das formas de Tangram.
Apresentações
Com o ensino remoto, a concretização foi feita através de slides no Power Point e expostos para toda turma no dia 09 de abril. “De início, idealizei uma apresentação presencial, com um varal para expormos os cartazes produzidos por nossos alunos para todo o colégio. Entretanto, com a fase que estamos vivenciando, foi necessária uma modificação”, afirma a professora Patrícia ao comentar que estava ensinando os alunos, em aula, sobre como usar ferramentas do tipo Word e Powerpoint e que o restante dos professores do Colégio poderiam pedir aos alunos que apresentassem trabalho por meio desses ‘instrumentos’. “Confesso que fiquei apreensiva, mas a cada apresentação fui surpreendida pelo empenho e criatividade de cada aluno. Consegui enxergar de forma concreta o quanto eles absorveram ambos os conteúdos”, comenta a professora Monique.
A professora Patrícia relembra a empolgação dos estudantes ao saber que produziriam seus trabalhos em uma ferramenta do pacote Office. “Como estávamos trabalhando com novas ferramentas para o processo de aprendizagem, fiz a proposta para o grupo sobre o uso do Power Point ou Word para as apresentações. O grupo ficou animado com a ideia e começou as produções. O resultado final ficou um espetáculo, estão todos de parabéns!”, finaliza.
Por: Monique Borges Codogno | Coordenadora de projetos da área de Humanas