1º Colégio Bilíngue de Campo Limpo Paulista

Isolamento Social

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Na atual pandemia de Covid-19, com o rápido avanço da doença, algumas medidas foram adotas em todo mundo, devido as informações sobre a doença, inclusive sobre seu meio de contaminação. Essas alterações na rotina da população podem contribuir com adoecimento psicológico que em alguns casos geram graves doenças na Saúde Mental. Para OMS a Saúde Mental é um estado de bem – estar no qual um indivíduo realiza suas próprias habilidades, pode lidar com o estresse normal da vida, trabalhar produtivamente e é capaz de contribuir com sua comunidade. De modo que a Saúde Mental é importante para nossa qualidade de vida tanto coletiva quanto individual e considerada vital para os indivíduos, comunidades e sociedades em todo mundo.

Contudo pode-se afirmar que com a pandemia do Covid-19 ocorre um estado de pânico social em alguns indivíduos de modo global e a sensação do isolamento social desencadeia sentimentos de angustia, insegurança e medo, que podem ser prorrogados mesmo com o fim da pandemia. Nesta perspectiva, o Isolamento Social tem como principal objetivo restringir o contato entre as pessoas, buscando reduzir as chances de contaminação do vírus e, assim, a procura pelos serviços de saúde e o número de mortes. No entanto, é preciso acrescentar que mesmo diante destes benefícios que o Isolamento Social traz que ao vivenciar esta restrição social pode ocasionar consequências na Saúde Mental dos indivíduos. De maneira que alguns estressores durante o Isolamento Social são: distanciamento de familiares e amigos, a constante incerteza quanto a duração deste isolamento, o acúmulo de tarefas durante as atividades de trabalhar e estudar em casa, e a perda do direito de ir e vir, como se de repente perdêssemos nossa própria liberdade.

Porém é preciso conscientizar a população sobre a necessidade do Isolamento Social, pois a partir dessa medida adotada em outros países que foi possível diminuir a proliferação do vírus e a diminuição de novos casos. Contudo é importante que as crianças saibam a necessidade dessa medida adotada de forma clara, simples e franca deixando a mesma a vontade para tirar quaisquer dúvidas de acordo com a idade e maturidade para compreensão do assunto abordado. E cuidado para não exagerar nas informações, a mídia tem o dever de informar, mas você tem o dever de filtrar que tipo de informação a criança poderá ser exposta. E depois perguntar o que ela entendeu sobre o assunto.

Os pais ou responsáveis também podem adotar uma rotina diária para auxilia-los nesses novos tempos de isolamento social, não é uma tarefa fácil estabelecer uma rotina, pois para o adulto, muitas vezes, é considerado algo ruim e repetitivo. Porém, para a criança, é fundamental que exista uma rotina para que ela se sinta segura, possa desenvolver a sua autonomia, bem como, ter o controle das atividades que irão acontecer. Lembre-se que a rotina deve ser estabelecida, mas não é algo engessado, pelo contrário alguns dias será quase impossível mantê-la , mas retome sempre que for possível, pois seu resultado  a principio pode parecer pequeno , mas a longo prazo será benéfico para toda família.

Quanto a educação escolar, algumas vem disponibilizando meios para os alunos continuarem com as aulas online, entre outros meios para que não ocorra prejuízos na aprendizagem, pois a criança nunca para de aprender, está apenas se adequando a outras maneiras. E esse trabalho sendo realizado mesmo a longa distância e para um  bom resultado a escola e a família devem manter um dialogo constante sobre quaisquer dificuldades apresentados pelo aluno, inclusive até mesmo sua acessibilidade aos conteúdos disponibilizados pela mesma ,   dessa maneira atuando juntos podem evitar maiores danos no processo de aprendizagem e alfabetização dos mesmos. Além disso a participação dos pais em toda vida escolar dos filhos  não se faz menos importante e nesse período de isolamento social , os mesmo podem contribuir com as atividades educativas como leitura e escrita.

Algumas dicas de como enfrentar o isolamento social:

  • Manter contato com parentes, amigos, através de chamadas de vídeo, ou alguns aplicativos onde é possível manter uma conversa com um grupo de amigos;
  • Faça uma culinária especial , noites típicas como uma viagem gastronômica por algum país de seu interesse;
  • Crie uma lista de tarefas do seu dia, mas não exagere para não sobrecarregar. Inclua coisas simples como organizar o armário, cuidar das plantas, animais entre outros;
  • Leia mais ou adquira o habito de ler, você pode descobrir um novo hobby;
  • Assista uma nova série, filmes, ou jornais, mas cuidado com o bombardeio de informações, isso pode ser prejudicial;
  • Mantenha uma rotina saudável, com uma boa alimentação e a pratica de exercícios físicos, você vai descobrir que não preciso de muito espaço para se exercitar;

 

Já as crianças têm mais dificuldades em se adaptar a nova rotina, porém com ela seu filho terá menos tempo para ficar “sem fazer nada”. Então procure durante o período da aula verificar se seu filho está de uniforme e se o local determinado para os estudos está organizado;

  • Acompanhe quais conteúdos a escola está disponibilizando nas aulas, demonstre seu interesse;
  • Mantenham na rotina os horários estabelecidos dos estudos, mas respeite o horário do intervalo;
  • Não ultrapasse o horário de dormir, pois haverá maior resistência para acordar no dia seguinte;
  • Utilize o tempo livre em família para realizar atividades juntos, as crianças adoram saber sobre a infância dos pais, dos avós, dos mais próximos. Explique sobre as brincadeiras e acontecimentos da sua época;
  • Procure saber como está à rotina para seu filho, lembre-se que ela pode ser alterada quando houver necessidade, não precisa ser algo engessado;

 

E principalmente lembre-se que você também está em isolamento e essa é uma nova experiência para todos.

Por Cristina Ferreira, Psicóloga do Colégio Novo Alvo

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