Neste natal, que tal pensar sobre uma pessoa que o representa?
Que tal entendre o maior ícone da Inteligência emocional?
JESUS
Quem foi e o que fez este homem de tão importante, ao ponto de dividir a História em antes e depois do seu nascimento?
Ele não está debaixo da cultura clássica da sua época. Quando a abertura da boca, produziu pensamentos de inconfundível. Tinha pouco mais de trinta anos de idade, mas perturbou profundamente a inteligência dos homens mais cultos de sua época. Os escribas e fariseus, que eram intérpretes e mestres da lei, que possuíam uma cultura milenar rica, conhecida chocados com seus pensamentos.
Sua vida sempre foi árida, sem nenhum privilégio econômico e social. Conheceu intimamente como dores da existência. Contudo, ao invés de se preocupar com as suas próprias dores e querer que o mundo gravitasse em torno das suas necessidades, ele se preocupava com as dores e necessidades alheias. O sistema político e religioso não foi tolerante com ele, mas ele foi tolerante e dócil com todos, mesmo com seus mais ardentes opositores. Cristo vivenciou sofrimentos e perseguições desde a sua infância. Foi incompreendido, rejeitado, zombado, cuspido no rosto. Foi ferido física e psicologicamente. Porém, apesar de tantas misérias e sofrimentos, não profissional uma emoção agressiva e ansiosa; pelo contrário, ele exalava tranqüilidade diante das mais tensas hipóteses e ainda tinha fôlego para discursar sobre o amor no seu mais poético sentido …
… Cristo gostava de conviver com as pessoas sem qualquer valor social. Era o exemplo vivo de uma pessoa avessa a todo tipo de discriminação. Ninguém, por mais imoral e defeitos que tinha, era indigno de se relacionar com ele. Ele se doava sem esperar nada em troca … dava mais importância à história das pessoas do que ao “pecado” como ato moral. Entrava no mundo delas, percorria a trajetória de suas vidas … A arte de ouvir era uma joia intelectual para ele …
… Cristo agia como um arquiteto de novas relações sociais. Não apenas a solidariedade, a capacidade de se doar, de cooperar mutuamente, de ser considerada como necessidade de outro conjunto regular como relações humanas, mas também os sentimentos mais nobres da tolerância limitada regulá-las e até embriagá-las. A tolerância é uma das características mais sofisticadas e determinada pela natureza incorporada. É mais fácil adquirir cultura do que aprender a ser tolerante …
… Como alguém pode dizer que tem o segredo da eternidade e se humilhar a ponto de lavar os pés de simples pescadores galileus que não tinha qualquer qualificação social ou intelectual? …
… Silenciosamente, vacinou os seus discípulos contra a ditadura do preconceito, contra qualquer forma de
discriminação, bem como contra a competição predatória, o individualismo e a paranóia compulsiva de ser o número um, que é um dos fenômenos psicossociais mais comuns e doentios da sociedade moderna …
Trechos do livro: O mestre da Inteligência – Augusto Cury
”Porque Deus amou o mundo de tal maneira, que deu o seu Filho Unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.” JOÃO 3.16
O Colégio Novo Alvo deseja um Feliz Natal a todos!