Celebrar pequenas ações com grandes impactos | Semana do Meio Ambiente
Entendemos a ciência como sendo o conhecimento gerado com o intuito de compreender fenômenos. A bíblia afirma que: “o testemunho do Senhor é fiel, e dá sabedoria aos símplices” (Sl 19:7b). Esse testemunho pode ser contemplado na beleza da criação e a motivação do aluno, em conhecer os fenômenos naturais, deve aproximá-lo de alternativas que preservem as coisas criadas. Deus tem prazer em dar sabedoria a quem busca, e o ensino de ciências é um aliado desde a compreensão do organismo microscópico ao mais complexo órgão até a interação molecular à relação dos seres com o meio.
Estamos nos aproximando da semana do meio ambiente (1 a 5 de Junho), e em comemoração ao que nos foi confiado aos cuidados, vamos dialogar, com sabedoria e criatividade, pequenas ações com grandes impactos. “Pois desde a criação do mundo os atributos invisíveis de Deus, seu eterno poder e sua natureza divina, têm sido vistos claramente, sendo compreendidos por meio das coisas criadas” (Romanos 1:20).
A bíblia é clara sobre o surgimento de todas as coisas pela ordem de Deus – “Pela fé entendemos que os mundos pela palavra de Deus foram criados; de maneira que aquilo que se vê não foi feito do que é aparente” (Hebreus 11:3). E tudo o que é estudado na ciência engloba um plano perfeito de restauração. O natural se equipara ao sobrenatural em prol da transformação do homem no plano de redenção. Os ecossistemas tendem a se restaurar, a se equilibrar. Mas a interferência do homem em busca de benefícios enfraquece o equilíbrio e ordem criada a princípio. Então, nesse processo em que toda forma de vida foi corrompida pela ganância, cada jovem, aluno e professor, deve reconhecer seu papel de justiça de Deus na terra, se posicionando como mordomos da criação. Assim, nós, do Colégio Novo Alvo, iremos propor palestras, oficinas e práticas sobre as consequências de nossos atos e conscientizando mais pessoas. É preciso resgatar princípios bíblicos a partir da educação com bons hábitos, além de por a mão na massa.
Se faz sentido, se há valores embutidos, o “pôr a mão na massa” se torna natural e permite que o aluno mergulhe na construção do conhecimento, interagindo de forma íntegra. As Diretrizes Curriculares Nacionais apontam para um reconhecimento desse ser:
Ao reconhecer as crianças como seres íntegros, que aprendem a ser e conviver consigo próprios, com os demais e o próprio ambiente de maneira articulada e gradual, devem buscar a partir de atividades intencionais, em momentos de ações, ora estruturadas, ora espontâneas e livres, a interação entre as diversas áreas de conhecimento e aspectos da vida cidadã, contribuindo assim com o provimento de conteúdos básicos para a constituição de conhecimentos e valores. (RESOLUÇÃO CEB 1/99, pág 18)
Valores estes entendidos principalmente, como sendo também os princípios bíblicos, aplicados a cada tema do ensino cristão. Articular o ser, o aprender e o conviver com os princípios faz diferença no estímulo de raciocínio do aluno, possibilitando que ele se torne também construtor do conhecimento com sabedoria aplicada. Quanto maior o envolvimento da criança, melhor o seu aprendizado, pois ela aprende a raciocinar e relacionar a intervenção feita em sala com suas vivências, favorecendo pensamentos e atitudes entre fé, ciência, tecnologia e sociedade.
O próprio ritmo da criação de Deus na história de Gênesis está cheia de bons hábitos diários. Vemos Deus usar processos e fenômenos para criar algo novo, saudável e bom! Já no início da história, em Gênesis 1, Deus ilustra hábitos de excelência, de cuidados com a natureza, de persistência, de pedir ajuda aos outros (Adão deu nome aos animais) e parar para celebrar suas conquistas (Deus notou que Seu trabalho era bom a cada dia). Junto a você, queremos continuar praticando bons hábitos, e influenciando mais pessoas a espalhar boas ações. Participe da nossa semana do meio ambiente!
Por: Thayssa Martins Moraes | Mestre em gestão da educação; Pós graduação em Licenciamento Ambiental; Graduada em ciências biológicas