Nossos alunos do 6º ano do Ensino Fundamental até a 2ª série do Ensino Médio realizarão, pela segunda vez, o Exame internacional de proficiência da OXFORD em Inglês como língua estrangeira com a proposta de reconhecer os avanços dos alunos e traçar um diagnóstico em relação ao conteúdo na língua adicional. O documento que dispõe sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Plurilíngue reitera o esperado para cada segmento escolar:
CAPÍTULO V DA AVALIAÇÃO – Art. 19 Na avaliação da proficiência dos estudantes devem ser observados os seguintes critérios:
I – até o término do 6o Ano do Ensino Fundamental, espera-se que 80% (oitenta por cento) dos estudantes atinjam a proficiência de nível mínimo A2 no Common European Framework for Languages (CEFR);
II – até o término do 9o Ano do Ensino Fundamental, espera-se que 80% (oitenta por cento) dos estudantes atinjam a proficiência de nível mínimo B1 no Common European Framework for Languages (CEFR); e
III – até o término 3o Ano do Ensino Médio, espera-se que 80% (oitenta por cento) dos estudantes atinjam a proficiência de nível mínimo B2 no Common European Framework for Languages (CEFR).
Através dessa avaliação, conseguimos situar o aluno na série em relação à BNCC (Base Nacional Comum Curricular) e ao programa bilíngue adotado pela escola, valorizando as habilidades já desenvolvidas, e também observando onde há necessidade de ajustes para programar ações curriculares que preencham lacunas existentes para o próximo ano. O primeiro e o segundo exame de proficiência serão disponibilizados na reunião de pais, assim como nossos profissionais do time bilíngue, para quaisquer dúvidas que surgirem.
Atenção:
- A prova não comporá a nota bimestral do aluno, mas é de extrema importância que todos participem desse processo empenhados, para que o resultado seja o mais real possível.
- Não tem um conteúdo específico a ser estudado, visto que geralmente é o conteúdo do ano anterior ou um conteúdo mínimo que o aluno já conhece.
Karyna Lopes
Coordenadora do Bilíngue