A matemática através da história
Neste segundo bimestre, os estudantes do nono ano aprenderam um pouco mais sobre a matemática com base na história. A professora Vanessa Moura conta que a ideia surgiu através do próprio conteúdo didático. “O livro aborda as proporções de polígonos, onde foi trabalhado desde a época de Tales de Mileto, no antigo Egito. Sendo assim, pensei em pedir para os alunos elaborarem uma maquete por meio dos cálculos do teorema de Tales”, afirma.
A introdução foi dada a partir de como o matemático descobriu a altura de uma pirâmide solicitada pelo faraó do Antigo Egito. “Os alunos ficaram encantados ao saber que o matemático descobriu que certa hora do dia a sua sombra que era refletida no chão, era exatamente a sua altura. Foi aí que ele entendeu que acontecia o mesmo com a pirâmide, pois naquela época não existia instrumentos de medição. A partir dessa data, Tales descobriu a proporção que hoje é tão conhecida”, conta a professora.
Nas aulas de história
Após a explanação na aula de matemática, os estudantes conheceram Tales de Mileto pela perceptiva da história, juntamente com o professor Pedro Xavier. “Através de toda a interpretação da história, os alunos compreenderam o que é uma proporção e a sua importância contemporânea, construindo maquetes referentes às pirâmides do Egito”, afirma.
Para finalizar, a profissional de matemática afirma que o projeto contribuiu muito para o aprendizado e que se surpreendeu com os resultados. “Com certeza as minhas expectativas foram supridas. Me surpreendi com a criatividade que os alunos tiveram para executar o trabalho”.
Curiosidade: Utilizamos o teorema de Tales até nos dias atuais, como por exemplo para confeccionar aparelhos de televisão.
Por: Monique Borges Codogno | Coordenadora de projetos da área de Humanas