UMA HISTÓRIA DE INSPIRAÇÃO
Quando abrimos a escola, tínhamos o objetivo de promover uma educação transformadora, tanto no que tange à obra redentora de Cristo sobre o homem, como no desenvolvimento e construção do caráter à semelhança de Cristo.
Partimos deste ponto para a escolha do nosso nome: NOVO ALVO, um novo caminho que guiasse o homem à descoberta de quem Deus é, observando as coisas criadas, obra das suas mãos. Tal conhecimento aproximaria o indivíduo de Deus ao mesmo tempo lhe daria uma nova visão de mundo, que permearia com significado e sentido as questões máximas da vida: De onde eu vim? Por que estou aqui? Para onde vou?
A partir de uma cosmovisão cristã, o ser criado à imagem de Deus exerceria um papel de governo responsável sobre a Criação, sobre a Nação, sobre a sua própria vida em aliança com as pessoas que o cercam.
Na escolha do logo, inicialmente, um profissional da área da comunicação nos apresentou o desenho de um alvo marcado com uma flecha, mas nós queríamos um desenho menos óbvio que contasse nossa história. Assim, visualizamos as três mãozinhas que elucidaram a nossa missão, que seria promover uma educação integral, atingindo o indivíduo na sua totalidade: corpo, alma e espírito, à semelhança de Deus que é Pai, Filho e Espírito Santo. A partir de então, passamos a nos dedicar a todas as áreas do conhecimento, a nível espiritual, social, físico, emocional e intelectual em concordância com a BNCC (Base Nacional Comum Curricular).
A Escola foi fundada em 2007, iniciando apenas com a educação infantil e aumentando uma série a cada ano. Depois de 12 anos, a escola já contava com turmas do fundamental 2. No intuito de adequá-la à realidade dos alunos maiores e gerar neles um sentimento de pertencimento à escola, consultamos novamente um profissional que pudesse nos auxiliar na ressignificação da apresentação do logo a partir da nossa história.
Foi nos apresentado então duas letras do nome do colégio em destaque:
Letra O: Simbolizando a eternidade do homem em aliança com Deus para exercer a sua vocação, bem como a integralidade do homem que permanece como alvo da nossa educação.
Letra V: Representando o homem de mãos dadas com Deus, ligado a Ele através do conhecimento que, ao ser recriado, exerce um papel relacional, cumprindo o seu mandato na esfera educacional, social e espiritual.
As duas letras juntas formariam o indivíduo ligado à Deus para cumprir um destino!
Por: Lucimara Danielli Santana Gonçalves – Diretora Pedagógica Colégio Novo Alvo | Graduada em Pedagogia pela Universidade Padre Anchieta com Especialidade em Inclusão Social e Deficiência Mental e pós-graduada em Educação Cristã pela Universidade Presbiteriana Mackenzie.