Ao longo do terceiro bimestre, a turma do nono abordou diversos aspectos sobre a crônica: função social, estrutura literária, tipos e especificidades, além dos seus principais autores no Brasil como Machado de Assis e Carlos Drummond de Andrade. A explanação desse gênero textual apresenta imensa importância para a formação linguística e literária dos estudantes, visto que dá espaço à fala de sentimentos rotineiros ao mesmo passo que dá palco para a criatividade, exploração do interior e do subjetivo. Diante disso, visando colocar em prática as competências desenvolvidas no decorrer das aulas, foi realizada uma oficina criativa para que os alunos pudessem extravasar alguns sentimentos e ideias que serviriam de ponto de partida para suas produções.
A oficina criativa contou com a análise da célebre crônica de Clarice Lispector: Insônia feliz e infeliz. O objetivo foi que os alunos identificassem a maneira como a autora explora seu interior diante de uma simples noite de insônia, ao expor sensações, fornecer pistas de contextualização para o leitor e utilizar figuras de linguagem. E que ao identificassem, pudessem, ainda que de maneira inconsciente, aplicar a aprendizagem na produção de seus textos. Além disso, a oficina contou com a escuta de músicas que pudessem despertar sentimentos, sejam eles de ordem triste ou feliz.
Visão da professora
“Pedi que os alunos escrevessem os sentimentos despertados na oficina para que pudessem partir deles para a produção das crônicas. Gostei muito desse momento, sobretudo das lembranças despertadas. Além disso, as produções ficaram excelentes. Os alunos conseguiram abordar um fato cotidiano, ainda que fictício ou não recente, aplicando todos os conceitos aprendidos no decorrer das aulas e o mais importante, construindo sua própria subjetividade e a marca do autor em suas criações. Estou muito orgulhosa das produções”, comenta Isabela.
Visão dos estudantes
“A minha experiência criativa com o gênero crônica, proposto na disciplina de Oficina de Redação, foi muito única, tanto por conta da minha conectividade com o gênero, quanto pelas atividades práticas e interpretativas que foram propostas ao longo do bimestre. Os conceitos de subjetividade do autor e aspectos linguísticos apresentados pela professora Isabela, me auxiliaram na escolha de um tema tão necessário como a reflexão sobre o significado de ser mulher no século XXI. O processo de escrita da minha crônica foi longo, porém necessário. Penso que consegui expressar bem meu ponto de vista sobre o tema, assim como meus sentimentos, ao longo da narrativa.” comenta a aluna Emilly.
“Gostei muito de escrever uma crônica. Sempre gostei de produções textuais no geral,porém a escrita da crônica despertou em mim o interesse pela escrita e me fez desenvolver a criatividade, além de adquirir mais conhecimento sobre esse tipo de texto.” conta a aluna Thainá.
“Minha experiência com o processo de escrita da crônica foi muito preparatória para trabalhos de redação futuros, pois a partir de pesquisas sobre o tema abordado e pesquisado, pude ampliar meus conhecimentos sobre o assunto.” complementa o aluno Homero.
Por Isabela Danielli Gonçalves.