1º Colégio Bilíngue de Campo Limpo Paulista

Anne Frank e a Luta contra o nazismo

   No decorrer do 3º bimestre, os alunos do Colégio Novo Alvo participaram de um projeto interdisciplinar sobre o movimento Nazista e sua consequências. O projeto aconteceu nas aulas de Geografia, ministradas pelo professor Gabriel, a partir de um estudo aprofundado sobre a Segunda Guerra Mundial e o líder alemão Adolf Hitler e seu partido com ideais de extermínio e perseguição, visando estabelecer uma linha de raciocínio econômico e social. Além do mais, como forma de complementação, nas aulas de Oficina de Redação e Leitura, ministradas pela professora Isabela, foi trabalhado o Diário de Anne Frank, uma menina de origem judia que sofreu perseguição durante o holocaustro na Segunda Guerra Mundial. Nesse contexto, a turma do 8º ano escreveu então uma carta aberta coletiva, mostrando as consequências decorrentes da implantação de ideologias nazistas, que violam os direitos humanos.

A realização desse projeto foi muito emocionante e mobilizou todos os alunos após a leitura dos relatos de Anne Frank e do estudo de tais ideais excludentes. “O projeto interdisciplinar nos permitiu explorar o tema de forma aprofundada, entendendo as atrocidades ocorridas com os judeus na época”, comenta a aluna Larissa.  “Eu achei esse trabalho muito legal, gostei bastante. O Diário de Anne Frank é incrível e a partir de sua leitura, foi possível ver o quão nocivo é o nazismo. Espero poder realizar outros trabalhos como esse”, complementou a aluna Marina. 

Por Livia Fernandes | Aluna do oitavo ano

 

ANEXO DA CARTA ABERTA

Campo Limpo Paulista, 22 de outubro de 2022.

Carta Aberta ao Governador do Estado de São Paulo

Viemos alertar por meio desta carta a publicação de ideias para a criação de um partido nazista. Nós, alunos do oitavo ano do Colégio Novo Alvo, estudamos sobre o assunto nas aulas de geografia e oficina de redação e entendemos, a partir de fatos históricos, que o nazismo é uma ideologia de extermínio. 

Exemplificando, em O Diário de Anne Frank, podemos analisar a vida de uma adolescente que, por ser judia, sofre perseguição e tem sua vida e a de seus familiares destruídas ao serem enviados a um campo de concentração nazista. 

Diante das questões apresentadas, senhor governador, torna-se evidente o quão prejudicial são as ideias de cunho nazista. Ainda, salientamos que a nossa liberdade acaba quando a do outro inicia. Portanto, inviabilizando a criação de um partido que viola os direitos humanos e deixa de amar o próximo, assim como Jesus nos ensinou. 

Por fim, excelência, esperamos que a criação de tal partido seja reprovada para a preservação de uma sociedade que valoriza as diferenças.

Atenciosamente, 

Alunos do oitavo ano do Ensino Fundamental do Colégio Novo Alvo.