Desde o início do ano, estamos trabalhando a proposta do Novo Ensino Médio adotando os itinerários formativos, isto é, um conjunto de disciplinas, projetos, oficinas, núcleos de estudo, entre outras situações de trabalho, que os alunos do ensino médio puderam escolher para trabalhar durante o ano. Os itinerários formativos permitem aprofundar nos conhecimentos de uma área, de formação técnica e profissional (FTP) ou mesmo nos conhecimentos de duas ou mais áreas.
Isso ocorre com as aulas de empreendedorismo, em que trabalhamos a nova economia e o mindset empreendedor. Nosso objetivo com este itinerário é fomentar esta cultura, proporcionando uma visão de entorno mais ampla, para que seja possível identificar e refletir sobre os desafios e as oportunidades do mercado e o potencial de transformar uma grande ideia em um negócio.
Para aplicar os conceitos, os alunos foram desafiados na criação de startups (do inglês, significa “começar algo novo” e é comumente relacionado à inovação no mundo dos negócios); o projeto está em andamento e já temos excelentes ideias que serão apresentadas em breve. A fim de auxiliar nesta trajetória, convidamos alguns profissionais para compartilharem suas experiências trazendo a “visão de mundo” aos alunos, ou seja, a vivência. Destacamos a presença do empresário Ricardo Prado que, além de compartilhar sua trilha na indústria, trouxe dicas aos alunos durante a criação das startups.
Tivemos também a presença da Executiva de Finanças & Tax de uma multinacional que abordou importantes acontecimentos de sua carreira relacionando-os com empreendedorismo. O processo de apresentar uma ideia é o primeiro desafio enfrentado por empreendedores para conseguir alavancar uma startup. Por isso, em breve, teremos nosso Pitch Day, dia marcado para essa apresentação, que irá desafiar os alunos para conquistarem os investidores. Estamos ansiosos para os nossos alunos conquistarem novos espaços!
Por: Elisangela Lourenço | Coordenadora de Desenvolvimento Pessoal e Inovação