Nesta quinta-feira, dia 29 de outubro, é comemorado o Dia Nacional do Livro. A data celebra a importância do hábito da leitura e dos livros em nossas vidas.
Origem
A criação da data brinda a fundação da Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro, que foi fundada em 29 de outubro de 1810 pela Cora Portuguesa.
Na ocasião, foi trazido para o espaço um grande acervo da Real Biblioteca Portuguesa. Nos dias atuais, a Biblioteca Nacional é considerada a maior da América Latina e está entre as dez maiores do mundo.
Aula oferecida para a prática da leitura
O Colégio tem em sua grade curricular as Aulas de Oficina de Redação e Leitura que consiste em oferecer aos alunos a prática e o hábito de ler e produzir textos. Em cada bimestre um livro é escolhido e proposto para leitura. Ao final do ciclo, os educandos fazem uma prova sobre a temática abordada no livro estudado. Contabilizando a leitura de um livro por bimestre e quatro durante o ano letivo.
Muitos alunos criaram o fascínio pela leitura a partir desta disciplina e outros fortaleceram os seus laços com a literatura, conhecendo outros gêneros e se aprimorando neste universo da leitura.
Homenagem
Para comemorar e agraciar este dia tão especial para a literatura brasileira, reunimos um estudante de cada turma, do ensino fundamental ll (sexto ao nono ano), para relatar por meio de um vídeo as suas experiências com a leitura e quanto o colégio contribui para isso.
Curiosidade
O primeiro livro a ser impresso no Brasil foi em 1808 a obra se chama ‘Marília de Dirceu’, do autor Tomás Antônio Gonzaga. Nessa época, era o Imperador que decidia que livros seriam publicados. A impressão fora das oficinas reais era proibida.
Por Monique Borges