1º Colégio Bilíngue de Campo Limpo Paulista

Princípio de Autogoverno

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Os SETE Princípios | Existem 7 princípios básicos que fundamentamos na vida dos nossos alunos:

 

Princípio do Autogoverno

 

“Agir sem pensar não é bom, quem se apressa, erra o caminho.” ​Provérbios 19.2 NTLH
“​A liberdade é mais destruída pelos seus excessos que pelos seus inimigos”​ Domínio público

 

Todos os princípios apresentados ao homem através das Escrituras representam padrões de pensamentos, ou seja, conceitos que um indivíduo possui a respeito de si mesmo, do outro, da vida e do mundo, definindo consequentemente suas decisões e seu estilo de vida.

Se pudéssemos definir o Princípio do autogoverno em uma palavra, qual seria? Desde a criação do mundo, quando Deus estabeleceu a ​LEI DA LIBERDADE para o homem, Ele mesmo o presenteou com uma capacidade interna e externa de governar as suas próprias vontades e ações, expressão exata do nosso potencial em Deus para ​controlar-se ou restringir-se internamente​, a fim de alcançar um resultado almejado. Portanto, ​para que haja a verdadeira liberdade, o homem deve ser governado internamente pelo Espírito de Deus e não por forças externas. Parafraseando Elisabeth Youmans: ​“O autogoverno Cristão é o senhorio de Cristo operando no indivíduo, possibilitando que as leis e princípios do Reino de Deus governem as suas decisões e escolhas que inevitavelmente o afetarão na família, na igreja, na vida social, em seu local trabalho e governo civil. É a decisão interna da vontade do indivíduo de escolher o caminho mais elevado (a Cruz) que permite que Deus e Sua Palavra governem internamente o coração do homem de maneira voluntária.”

Deus deu ao homem o dom de fazer suas próprias escolhas, porém, Ele sempre indicou o caminho correto e a melhor decisão a ser tomada: a escolha de comer ou não comer do fruto do conhecimento do bem e do mal, de aceitar ou não aceitar a graça concedida por Cristo através da salvação. ​Contudo, a LIBERDADE deve ser praticada e requer RESPONSABILIDADE por parte daquele que a recebe. ​Por isso, devemos buscar o equilíbrio que a verdade de Deus nos proporciona para exercermos essa liberdade com autonomia, sem precisarmos de regulações ou regras externas que restringem a verdadeira liberdade.

Muitos usam o extremo da liberdade para tiranizar e exercer o controle sobre os outros ou para viver a anarquia, com legislação própria e livre de restrições. Se a ​anarquia e a ​tirania se levantam, como retornaremos à liberdade? Restaurando nossos pensamentos aos padrões de Deus.

A BNCC (Base Nacional Comum Curricular) aponta para o desenvolvimento de competências socioemocionais como autocontrole, otimismo, disciplina e altruísmo. Tais competências só serão alcançadas se trabalharmos nossos alunos no exercício da liberdade, criando leis externas que controlem o seu comportamento. Vale ressaltar que a lei existe para a proteção da VIDA, da LIBERDADE e da propriedade.

Por outro lado, as regras (lei externa) serão inúteis se não gerarmos em nossos alunos a lei interna, isto é, a consciência de causa e efeito, alertando-os sobre os possíveis resultados de suas escolhas erradas. Dependendo das consequências que a criança vivencia, de como lidamos com as suas ações e de como a orientamos a respeito do espaço e da propriedade dos outros, ela se convencerá ou não sobre a importância de dominar seus impulsos e desejos e também compreenderá que o domínio próprio é fruto do privilégio que temos por desfrutar da presença de Deus.

 

Por: Lucimara Danielli S. Gonçalves

Bibliografia:

  1. WEBSTER’S, Noah. American Dictionary of the English Language. 1828. Online Edition. Disponível em http://webstersdictionary1828.com/Dictionary/. Tradução livre.
  2. JEHLE, Paul. As Sete Colunas da Sabedoria. Tradução de Célia Cravello. Belo Horizonte: MG. AECEP, 2007.
  3. BRITO, Hélvia Alvim Freitas. Cristãos em tempo Integral: Vivendo os princípios Bíblicos. Belo Horizonte: MG. Publicação da Igreja Batista da Lagoinha.2011.
  4. BÍBLIA. Português. Bíblia Sagrada: Nova Tradução na Linguagem de Hoje. São Paulo: Paulinas Editora, 2005. 1464p.
  5. Capacitação em Educação por Princípios – Fundamentos, conceitos e práticas – AECEP 2013
  6. Site: https://aecep.org.br/os-sete-principios-estabelecendo-o-raciocinar-por-principios

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