Os SETE Princípios | Existem 7 princípios básicos que fundamentamos na vida dos nossos alunos:
Princípio do Autogoverno
“Agir sem pensar não é bom, quem se apressa, erra o caminho.” Provérbios 19.2 NTLH
“A liberdade é mais destruída pelos seus excessos que pelos seus inimigos” Domínio público
Todos os princípios apresentados ao homem através das Escrituras representam padrões de pensamentos, ou seja, conceitos que um indivíduo possui a respeito de si mesmo, do outro, da vida e do mundo, definindo consequentemente suas decisões e seu estilo de vida.
Se pudéssemos definir o Princípio do autogoverno em uma palavra, qual seria? Desde a criação do mundo, quando Deus estabeleceu a LEI DA LIBERDADE para o homem, Ele mesmo o presenteou com uma capacidade interna e externa de governar as suas próprias vontades e ações, expressão exata do nosso potencial em Deus para controlar-se ou restringir-se internamente, a fim de alcançar um resultado almejado. Portanto, para que haja a verdadeira liberdade, o homem deve ser governado internamente pelo Espírito de Deus e não por forças externas. Parafraseando Elisabeth Youmans: “O autogoverno Cristão é o senhorio de Cristo operando no indivíduo, possibilitando que as leis e princípios do Reino de Deus governem as suas decisões e escolhas que inevitavelmente o afetarão na família, na igreja, na vida social, em seu local trabalho e governo civil. É a decisão interna da vontade do indivíduo de escolher o caminho mais elevado (a Cruz) que permite que Deus e Sua Palavra governem internamente o coração do homem de maneira voluntária.”
Deus deu ao homem o dom de fazer suas próprias escolhas, porém, Ele sempre indicou o caminho correto e a melhor decisão a ser tomada: a escolha de comer ou não comer do fruto do conhecimento do bem e do mal, de aceitar ou não aceitar a graça concedida por Cristo através da salvação. Contudo, a LIBERDADE deve ser praticada e requer RESPONSABILIDADE por parte daquele que a recebe. Por isso, devemos buscar o equilíbrio que a verdade de Deus nos proporciona para exercermos essa liberdade com autonomia, sem precisarmos de regulações ou regras externas que restringem a verdadeira liberdade.
Muitos usam o extremo da liberdade para tiranizar e exercer o controle sobre os outros ou para viver a anarquia, com legislação própria e livre de restrições. Se a anarquia e a tirania se levantam, como retornaremos à liberdade? Restaurando nossos pensamentos aos padrões de Deus.
A BNCC (Base Nacional Comum Curricular) aponta para o desenvolvimento de competências socioemocionais como autocontrole, otimismo, disciplina e altruísmo. Tais competências só serão alcançadas se trabalharmos nossos alunos no exercício da liberdade, criando leis externas que controlem o seu comportamento. Vale ressaltar que a lei existe para a proteção da VIDA, da LIBERDADE e da propriedade.
Por outro lado, as regras (lei externa) serão inúteis se não gerarmos em nossos alunos a lei interna, isto é, a consciência de causa e efeito, alertando-os sobre os possíveis resultados de suas escolhas erradas. Dependendo das consequências que a criança vivencia, de como lidamos com as suas ações e de como a orientamos a respeito do espaço e da propriedade dos outros, ela se convencerá ou não sobre a importância de dominar seus impulsos e desejos e também compreenderá que o domínio próprio é fruto do privilégio que temos por desfrutar da presença de Deus.
Por: Lucimara Danielli S. Gonçalves
Bibliografia:
- WEBSTER’S, Noah. American Dictionary of the English Language. 1828. Online Edition. Disponível em http://webstersdictionary1828.com/Dictionary/. Tradução livre.
- JEHLE, Paul. As Sete Colunas da Sabedoria. Tradução de Célia Cravello. Belo Horizonte: MG. AECEP, 2007.
- BRITO, Hélvia Alvim Freitas. Cristãos em tempo Integral: Vivendo os princípios Bíblicos. Belo Horizonte: MG. Publicação da Igreja Batista da Lagoinha.2011.
- BÍBLIA. Português. Bíblia Sagrada: Nova Tradução na Linguagem de Hoje. São Paulo: Paulinas Editora, 2005. 1464p.
- Capacitação em Educação por Princípios – Fundamentos, conceitos e práticas – AECEP 2013
- Site: https://aecep.org.br/os-sete-principios-estabelecendo-o-raciocinar-por-principios