#Projetosinterdisciplinares
Em meio ao ensino híbrido e remoto, muitos projetos saíram do papel neste primeiro bimestre. Disciplinas como português e matemática trabalharam em conjunto. Vamos conhecer um pouco dos projetos feitos no Colégio?
LUMINÁRIA CANOS DE PVC
Pela perspectiva da geometria, estudantes criam luminárias de cano de PVC nas aulas de matemática e arte.
Neste primeiro bimestre, as disciplinas de arte e matemática se uniram para construir uma luminária de cano de PVC. Os alunos do oitavo ano viram nas aulas de matemática, com a professora Vanessa, os desenhos geométricos através da projeção ortogonal, planta, corte e a suas perspectivas: isométrica, cavaleira e cônica, que são utilizadas principalmente nas áreas de Engenharia Civil e Arquitetura.
“Quando dei início ao projeto eles ficaram surpresos e gostaram de saber que aprenderiam na prática algo que utilizam em grandes profissões”, afirma a professora. A profissional conta que quando recebeu as fotos do projeto executado o sentimento foi de gratidão: “Fiquei feliz e muito grata por eles terem conseguido compreender melhor o conteúdo e verem que a matemática não é só números e que ela tem uma grande importância. Sem contar que eles foram super criativos e as luminárias ficaram lindas”.
Já na aula de arte, com a professora Lucélia, foram abordadas grandes obras de pintores que utilizavam os sólidos geométricos representando-os tridimensionalmente em seus quadros, como a Tarsila do Amaral.
A docente relatou que ao comentar com os educandos, os mesmos ficaram assustados em trabalhar com os materiais indicados, mas, ao longo do processo e com as orientações, foram deixando fluir e os resultados foram surpreendentes. Alguns alunos usaram, na construção de suas luminárias, canos reutilizados (que já tinham em casa), cano sifão e até mesmo barbante para completar o objeto. “Fiquei muito feliz e surpresa! Confesso que supriu minhas expectativas, tanto pela participação deles, quanto pelo resultado em si, percebi o prazer dos meus amados alunos na realização deste projeto”, comenta a professora.
Visão dos alunos
Para o aluno Miguel Arthur, foi muito divertido o processo de criação. “Eu achei legal, pois aprendemos na prática como projetar. Me senti um engenheiro”, finaliza.
Já para a aluna Marcela, a execução do trabalho foi a oportunidade de se aprofundar em uma disciplina pela qual é apaixonada. “Eu amo a matemática e foi muito bom ver que ela está presente na profissão de engenharia. Acredito que será muito válido lá na frente, quando cursar uma faculdade. Eu gostei muito de trabalhar na concepção desse projeto” complementa a aluna.
Por fim, o estudante Samuel Francisco, que chegou na instituição este ano, conta que se sentiu realizado em poder fazer algo na prática. “Foi muito maneiro, eu nunca pensei em usar a geometria para construir algo. Ficou muito mais fácil e prazeroso de aprender. Eu também gosto muito de criar e colocar a ‘mão na massa’ então amei muito”, concluiu, aos risos, o educando.
Por: Monique Borges Codogno | Coordenadora de projetos da área de Humanas